Sala Minas Gerais

CONCERTO MINERAL

O artista plástico Máximo Soalheiro, conhecido como um dos mais importantes ceramistas do país, apresenta a instalação sonora Mineral.
Composta de dezenas de peças em cerâmica, afinadas com alta precisão, a instalação permite a execução de obras do repertório erudito e popular, com uma sonoridade única de grande riqueza de timbre.

O músico e designer de som Pedro Durães assina a direção musical do espetáculo, que conta com a sua participação e também de Camila Rocha, Davi Fonseca, João Paulo Drummond, Kristoff Silva, Leandro César, Juliana Perdigão e Yuri Vellasco. Baixo acústico, percussão, sopro, piano e voz acompanham os sons da instalação, que é tocada com as mãos, baquetas e arco. Com 50 minutos de duração, as apresentações terão no repertório composições de Hermeto Pascoal, Santiago Vazquez, Carlos Aguirre, Steve Reich, Björk, João Donato, Claude Debussy e Ary Barroso. Os arranjos foram escritos especialmente para a sonoridade criada pelo conjunto de instrumentos.

Para realizar Mineral, Soalheiro se dedicou a pesquisa de materiais, processos de queima e vitrificação, chegando ao material definido para a instalação, o agalmatolito (especificamente a pirofilita), que tem ocorrência em Minas Gerais. O minério produz sonoridade rica, que se sustenta no ar e com altura definida. A composição da cerâmica, além do mineral, traz um balanço minucioso de outros elementos e processos de moagem e queima, para resultar no material exato para a finalidade musical. Em seguida, as peças foram produzidas manualmente, a partir de parâmetros matemáticos. Para garantir ainda mais exatidão na emissão do som, os vasos cilíndricos de diferentes alturas, espessuras e diâmetros, são microafinados com água adicionada no interior de cada coluna.

31 de agosto e 1º de setembro (sexta e sábado), 20h30
R$ 2,00 (dois reais) a inteira e R$ 1,00 (um real) a meia.
ATENÇÃO! A venda online para o concerto de hoje está encerrada! Teremos uma fila para compra presencial dos lugares remanescentes. Recomendamos chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência