Programação

A MAX 2017 irá abordar temáticas relevantes para o desenvolvimento do audiovisual e de outros setores importantes da indústria criativa: games, música, tecnologia, comunicação e artes gráficas. A programação deste ano se articula em torno de cinco eixos principais:

  1. Desenvolvimento de mercado;
  2. Cultura e tendências;
  3. Políticas e regulamentação;
  4. Técnicas e ofícios;
  5. Comercialização e difusão de conteúdos.
PRAçA DA ESTAçãO

19h00

Abertura Oficial

SALA 1

09h00

Boas-vindas

09h30

Estratégias para distribuição de conteúdo

Victor Kinijnik (Snack), Sandro Rodrigues (H2O) e Thais Henriques (Cineart)

Referências entre os distribuidores do mercado nacional apresentam as estratégias mais atuais para ampliar a distribuição do conteúdo nacional para as telas brasileiras e estrangeiras.

10h45

Audience Rating - Novas Métricas

Giovana Alcântara (Kantar Ibope)

Profissionais da área discutem os métodos de apuração da audiência dos conteúdos exibidos na TV aberta, TV paga e Internet, e sua eficácia em relação à fidelização do espectador.

12h00

O mercado de trilhas sonoras

José Neto e Marcos Souza (Musimagem), José Celso e David Amiron (CulturaxChange)

Licenciadores e produtores de trilha sonora expõem sobre o mercado brasileiro e a importância do audiovisual na projeção de talentos da música no mercado interno e externo.

14h30

Mercado Audiovisual na América Latina

Ricardo Arriola Afara (CAMPRO), Claúdia Rodriguez (Preciosa Media), representante CAPPA. Moderação: Brazilian Content

Representantes de associações do audiovisual da América Latina traçam um panorama da produção audiovisual, perfil de coprodução e oportunidades de recursos em cada país.

16h15

A indústria audiovisual na Nova Zelândia - oportunidades de coprodução

David Schurmann (Schurmann) e Caroline Bilkey (Embaixada da Nova Zelândia)

David Schurmann, diretor de ʺO pequeno segredoʺ, e Caroline Bilkey, embaixadora da Nova Zelândia no Brasil, apresentam as oportunidades de produzir no país, a projeção internacional do filme e debatem o case da coprodução entre os dois países.

17h30

Com a palavra, ANCINE

Débora Ivanov (ANCINE). Moderação: Mauro Garcia (BRAVI)

Presidente da ANCINE apresenta um panorama das ações da agência e as expectativas para o próximo biênio.

SALA 2

09h30

GNT apresenta: Mulheres em Evidência

Márcia Tibau (GNT)

Márcia Tibau, executiva de Marketing do GNT, apresenta a pesquisa "Mulheres em Evidência", conjunto de estudos elaborados pelo canal sobre o universo feminino e o perfil das mulheres ativas na economia.

11h00

Estratégias de venda no mercado internacional

Robert Salvestrin (Lucky You) e Claúdia Rodriguez (Preciosa). Moderação: Barbara Sturm

Sales agents e distribuidora especializados apresentam os processos de distribuição de conteúdo no mercado internacional, os principais players, e os maiores desafios das produtoras brasileiras para a exportação de conteúdo.

14h30

Desenvolvimento de Games

Ramon Coelho (Tower Up Studios), Raoni Dorin (Mopix Games), Tiago Zaidan (TDZ) e Fabrício Pietsch (Umbu Games)

Produtoras apresentam o processo de desenvolvimento, produção e comercialização de games através da análise de cases locais.

16h15

Master Class - Fair Use

Lisa Callif (Donaldson + Callif) e Rafael Neumayr (Drummond & Neumayr)

Autora do best seller "Clear & Copyright", Lisa Callif é uma das maiores advogadas do entretenimento norte-americano. Seu painel falará sobre o ʺFair Useʺ, conceito utilizado pelos estúdios e produtoras hollywoodianas para garantir o clearance de suas propriedades intelectuais.

SALA 3

09h30 às 10h00

Canal Brasil

Canais e distribuidoras apresentam ao público suas linhas editoriais e oportunidades.

10h15 às 10h45

Curta!

Canais e distribuidoras apresentam ao público suas linhas editoriais e oportunidades.

11h00 às 11h30

GloboNews/Globo Filmes

Canais e distribuidoras apresentam ao público suas linhas editoriais e oportunidades.

11h45 às 12h15

Arte 1

Canais e distribuidoras apresentam ao público suas linhas editoriais e oportunidades.

12h30 às 13h00

CineBrasilTV

Canais e distribuidoras apresentam ao público suas linhas editoriais e oportunidades.

14h30

A&E Ole Networks

Canais e distribuidoras apresentam ao público suas linhas editoriais e oportunidades.

15h30 às 16h00

Futura

Canais e distribuidoras apresentam ao público suas linhas editoriais e oportunidades.

16h15 às 16h45

PlayTV

Canais e distribuidoras apresentam ao público suas linhas editoriais e oportunidades.

17h00 às 17h45

Discovery

Canais e distribuidoras apresentam ao público suas linhas editoriais e oportunidades.

SALA 4

09h30

Imersão no Conteúdo - VR, 360º e novas tecnologias

Ricardo Laganaro (O2), Daniel Sasso (Estúdio JLS), Rafael (Skullfish) e Fabio Hofnik (Hyper VR)

As novas janelas permitem uma imersão ainda maior no consumo do conteúdo audiovisual, de games e música. Neste painel, profissionais que atuam no segmento de conteúdos imersivos apresentam um panorama das novas tecnologias e os cases já consolidados.

11h15

Economia Criativa - esforços aplicados

Ana Leticia Fialho (MinC), Luciane Gorgulho (BNDES) e Lara Chicuta (SEBRAE). Moderação: Edison Viana

Organizações públicas e de economia mista apresentam e debatem os esforços para o desenvolver empresas da economia criativa e alavancar projetos inovadores.

14h30

Investimentos Públicos no Brasil: Panorama do Fomento Brasileiro - BNDES

Luciane Gorgulho (BNDES)

Um panorama dos investimentos realizados pelo BNDES na economia criativa, como acessá-los, recursos disponíveis e perfil do investimento.

17h00 às 18h30

Pitching Session

SALA 5

11h00

Desenvolvimento de Webséries

Guto Aeraphe

O diretor Guto Aeraphe discute a criação e desenvolvimento de webséries.

14h30

Mesa Redonda - Games no Brasil

Filipe Garcia (Gamelyst) e João Guilherme (Playbor)

Mesa de discussão sobre políticas e tendências do mercado de games no Brasil.

SALA 1

09h30

Investimentos Públicos no Brasil: Panorama do Fomento Brasileiro - ANCINE

Rodrigo Camargo (ANCINE). Moderação: Rodrigo Guimarães (Panorâmica)

Um panorama dos mecanismos de fomento regulados pela ANCINE na economia criativa, como acessá-los, recursos disponíveis e perfil do investimento.

11h30

Investimento em Games

João Vitor de Souza (Cupcake Entertainment), João Guilherme (Playbor), Renato Viana (Sunland) e ANCINE

Debate de cases sobre investimentos no setor de games, analisando o case de investimento privado da Cupcake Entertainment e Playbor; o case da GameFounders sobre aceleradora de startups, contando sobre o desenvolvimento de empresas; e os resultados do PRODAV 14, maior investimento público já realizado no setor de games no Brasil.

14h30

100 anos de animação no Brasil

Marcelo Marão (Marão Filmes), Cesar Coelho (Anima Mundi) e Candida Liberato (Liberato Produções).

Diretores e produtores realizam uma retrospectiva do primeiro centenário da animação brasileira através de relatos, apresentações de cases e resgate de conteúdos que fizeram a história da animação no Brasil.

15h45

O mercado de documentários no Brasil

Fernando Dias (Grifa Filmes) e Renée Castelo Branco (Globonews)

Produtores traçam um panorama do mercado de documentários no Brasil e a participação no mercado internacional.

17h30

Investimentos Públicos no Brasil: Panorama do Fomento Regional

Secretarias de Cultura Estaduais e Municipais discutem sobre iniciativas relevantes no investimento regional e os reflexos na economia criativa e de serviços.    

SALA 2

09h30

Adaptação de Formatos Estrangeiros

Daniela Busoli (Formata), Eduardo Gaspar (Endemol) e Roberto D'Avila (Moonshot)

Especialistas em criação de formatos originais e adaptação de formatos estrangeiros discutem sobre as dificuldades, desafios e possibilidades na atividade.

11h15

Coprodução com o Mercado Internacional

Mary Morita (Brazilian Content) e ANCINE

Como funciona uma coprodução internacional, acordos assinados pelo Brasil e a presença e divulgação do conteúdo brasileiro no mercado externo.

14h30

Formatos Made in Brazil

Daniela Busoli (Formata), Eduardo Gaspar (Endemol) e Roberto D'Avila (Moonshot)

Produtores e desenvolvedores de formatos apresentam os desafios para a internacionalização dos formatos originais brasileiros.

16h15

Gestão de Propriedades Intelectuais

Gilberto Toscano (Cesnik, Quintino e Salinas) e Raquel Lemos (Lemos Consultoria)

Advogados especialistas na área apresentam os aspectos legais da gestão de propriedade intelectual voltada para a economia criativa.

SALA 3

09h30 às 10h00

H2O Films

Canais e distribuidoras apresentam ao público suas linhas editoriais e oportunidades.

10h15 às 10h45

Looke / Encripta

Canais e distribuidoras apresentam ao público suas linhas editoriais e oportunidades.

11h00 às 11h30

Record

Canais e distribuidoras apresentam ao público suas linhas editoriais e oportunidades.

11h45 às 12h15

EBC TV Brasil

Canais e distribuidoras apresentam ao público suas linhas editoriais e oportunidades.

12h30 às 13h00

Elo Company

Canais e distribuidoras apresentam ao público suas linhas editoriais e oportunidades.

14h30 às 15h15

BoxBrazil

Canais e distribuidoras apresentam ao público suas linhas editoriais e oportunidades.

15h30 às 16h00

Lucky You

Canais e distribuidoras apresentam ao público suas linhas editoriais e oportunidades.

16h15

Investimentos Privados na Indústria Criativa

Thierry Perone e Gabriel Kesller (Investimage)

Profissionais dedicados à realização e captação de investimentos na economia criativa apresentam um panorama dos principais fundos e ações para a área.

SALA 4

09h45

Quanto vale a música?

Mario di Poi (INPUT), Zé Celso (Musimagem), David Almiron e José Celso (CulturaxChange)

Produtores e licenciadores apresentam formas de prever os custos de trilha sonora dentro do orçamento de uma produção audiovisual.

11h30

O negócio da Economia Criativa

Representantes de instituições voltadas para o desenvolvimento da economia criativa apresentam ações, resultados e expectativas na promoção de iniciativas multisetoriais.

14h30

O mercado de HQS

Ivan Costa e Cristiano Seixas

Criadores e quadrinistas apresentam um panorama do mercado de HQs, perfil dos profissionais, demandas do setor e oportunidades para criadores no mercado nacional e internacional.

17h00 às 18h30

Pitching Session

SALA 5

09h30

Crowdfunding

10h45

Planejamento tributário para projetos com incentivos e patrocínios

Gregory Becher (CQS), Ângelo Valladares (Moura Tavares, Figueiredo, Moreira, Campos Advogados), Alessandra Drummond (Drummond & Neumayr)

Advogados tributaristas expõem sobre a tributação dos valores recebidos por meio de patrocínios e incentivos fiscais, e dão dicas para o planejamento tributário visando a diminuição dos riscos fiscais.

15h15

COLA: Encontro de Empreendedores Audiovisuais

Igor Amin e Vinicius Cabral (Cocriativa)

Inspirar. Conectar. Conceber. O painel visa uma inédita integração de profissionais do setor audiovisual para discutir temas inspiradores e conectar 25 participantes em um verdadeiro ecossistema através do método World Café, estimulando-os a aplicar ferramentas de desenvolvimento e aperfeiçoamento de projetos baseado na tecnologia de aceleração audiovisual desenvolvida pela Cocriativa.

SALA 1

09h15

Adaptação Literária para o Audiovisual

Escritores e produtores discutem a adaptação literária para o audiovisual.

10h45

Adaptação Musical para o Audiovisual

Criadores discutem o processo de adaptação de uma obra musical para o audiovisual.

12h00

Adaptação de HQs para o Audiovisual

Otto Guerra (Otto Desenhos Animados) e Ivan Costa (Chiaroscuro Studios + CCXP). Moderação: Cristiano Seixas

Criadores discutem o processo de adaptação de uma história em quadrinhos para o audiovisual através da análise de um case de sucesso.

14h30

O mercado de animação no Brasil

Candida Liberato (Liberato Produções), Cesar Coelho (Anima Mundi) e Rodrigo Olaio (Chatrone)

Produtores de animação fazem um panorama do atual momento da animação brasileira, as principais conquistas, demandas do setor e as oportunidades do conteúdo brasileiro no mercado nacional e internacional.

16h15 às 17h45

Pitching Session

17h45

Encerramento

SALA 2

09h45

Desenvolvimento de Personagens

Discussão do processo de desenvolvimento de um personagem: arquétipos e definição de características físicas, psicológicas e históricas.

11h30

Estratégia de Mercado: Kids

Juliana Volanten (Cinefilm), Carina Schultz (Chatrone) e Paula Taborda (Gloob)

Produtores e canais que atuam na faixa Kids apresentam cases de sucesso no mercado nacional, as estratégias para fidelizar o público infantojuvenil e o potencial econômico do licenciamento de produtos para a monetização da propriedade intelectual.

14h30

Criação de Séries de TV

Luca Paiva Mello (Scriptonita)

Showrunner apresenta master class sobre o processo de criação de uma série de ficção para TV.

14h30

Estratégia de Mercado: Ficção

Roberto D'Avila (Moonshot), Mayra Lucas (Glaz) e Rodrigo Guimarães (Panorâmica)

Criadores de blockbusters nacionais apresentam um panorama do mercado de ficção no Brasil e os desafios na produção e distribuição, por meio da discussão de cases de sucesso.

SALA 3

09h15 às 09h45

Gloob

Canais e distribuidoras apresentam ao público suas linhas editoriais e oportunidades.

10h00 às 10h45

TV Cultura / TV RaTimBum!

Canais e distribuidoras apresentam ao público suas linhas editoriais e oportunidades.

11h00 às 11h30

Zoomoo

Canais e distribuidoras apresentam ao público suas linhas editoriais e oportunidades.

11h45 às 12h15

Cennarium

Canais e distribuidoras apresentam ao público suas linhas editoriais e oportunidades.

12h30 às 13h00

Cineart

Canais e distribuidoras apresentam ao público suas linhas editoriais e oportunidades.

14h30

Impacto econômico do Audiovisual

Odete Cruz (APRO), Erick Krulikowski (Fundação Dom Cabral) e Lara Chicuta (SEBRAE)

Apresentação de estudo sobre o mercado audiovisual brasileiro, com foco na análise de tendências, convergência de mídias e novas tecnologias.

16h15

Distribuição de Games - Game Publishers

Carlos Estigarribia (Gazeus Games), Playbor e Curve

Publicadoras para dispositivos móveis e para PC/Console discutem sobre o mercado das publicadoras e o potencial para licenciamento e vendas de games brasileiros.

SALA 4

09h30

Talk Show - Imprensa Mahon

Krishna Mahon (A&E Ole Networks) e canais convidados

Um grande bate-papo cobrindo tudo o que você queria saber sobre apresentação de projetos, negociação com canais e veiculação de conteúdo.

11h30

Produção de Conteúdo Regional: Santino e o Bilhete Premiado

Simone Oliveira (Globo Filmes), Ronan (Globo Minas) e Guilherme Fiuza (Solo Filmes)

Diretor e produtores apresentam o case "Santino e o Bilhete Premiado", produção realizada no estado de Minas Gerais e exibida na TV Globo.

14h30

Criação de conteúdo para marcas – Branded Content

O branded content está cada vez mais consolidado e dentro da comunicação das principais marcas. Neste painel, marcas, agências e produtores discutem o papel do branded content na estratégia de comunicação das marcas.

16h15

Gestão de Influenciadores - Novos Canais

Os influenciadores assumiram um importante papel no entretenimento e consumo de conteúdos. Neste painel, profissionais dedicados à gestão de influenciadores apresentam os aspectos econômicos e criativos por trás da criação destes talentos.

SALA 5

09h45

Case Study - Lá da Favelinha

Case Study do projeto ʺLá da Favelinhaʺ, que possibilitou a criação de um jogo, documentário e desenvolvimento de trilhas sonoras pelos alunos do projeto.

11h00

Prestação de contas para projetos fomentados pela ANCINE

Mauricio Bortolloti (ANCINE)

Representante da ANCINE apresenta o processo de prestação de contas para projetos contemplados nos mecanismos de fomento da agência.

14h30

Consulta Coletiva - Direito do Entretenimento

Andrea Francez (Francez e Alonso Advogados) e Helder Galvão

Advogados especialistas no Direito do Entretenimento realizam uma consulta coletiva para sanar dúvidas dos participantes.

16h15

Diagnóstico: sistemas produtivos e redes de economia criativa

Lara Chacuta (SEBRAE)

Através de um bate-papo com as empresas participantes, serão apresentados o diagnóstico do perfil dos sistemas produtivos e redes da economia criativa, coordenado pelo SEBRAE-DF, e os esforços coordenados pelo SEBRAE para incentivar a economia criativa.

PRAçA DA ESTAçãO

14h00

Programação de Encerramento

Programação incompleta e sujeita a alterações.